sábado, 22 de dezembro de 2007

OLHAR DE VISITANTE

São Bernardo é uma cidade pacata do interior do Estado do Maranhão. Perto dos famosos Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, a 380 Km da capital.

À primeira vista parece uma cidade tranqüila, com povo simples e caloroso. Ai de você se não aceitar fazer uma visita ou chegar atrasado para um convite de almoço... Café com leite e bolo de goma faz parte do café da manhã.

Faz bastante calor e a safra agrícola mudou de época por causa da mudança do regime de chuvas...Talvez culpa do tão falado aquecimento global. Mas o melhor é passar o fim da tarde sentado na porta de casa conversando e sentindo a brisa da noite que chega.

No entanto, se usarmos uma lente de aumento vamos perceber que o povo dessa cidade é bastante sofrido e passa por grandes dificuldades. Culpa de uma história de anos de abandono e falta de oportunidade. Se fizéssemos uma lista dos problemas enfrentados, não caberia neste texto... Contam as pessoas daqui que um aluno de 6° série escreve um bilhete com todas as palavras erradas, que a mesma professora dá aulas de português, química e física, que existe poço, mas não existe cano, que tem poço, cano, mas não tem água, que se paga iluminação pública, mas ela não existe em todos os lugares, que a prefeitura não tem carro, que o hospital municipal tem armários e maca enferrujados na sala de emergência, que tem escola com curral do lado, de taipa, a ponto de cair as paredes, que a única rádio da cidade é a do Prefeito, que se falar do Prefeito perde o emprego, que se atirar pedra nele morre, que quase não existe produção numa cidade onde boa parte da população mora na zona rural...

O que se aprende aqui é que o povo de São Bernardo é sobrevivente de uma trajetória marcada por 36 anos de administração municipal embasada na falta de assistência ao povo bernardense. O que se aprende é que esse povo precisa mudar de atitude, precisa dizer o que quer e seu sofrimento, precisa deixar de se calar, de ter medo, precisa ir a luta, precisa se tornar LIVRE e de manter a ESPERANÇA VIVA! Precisa escrever a sua própria história...

Mariana Rodrigues dos Santos é Engenheira Agrônoma do INCRA-AM

São Bernardo, 25 de outubro de 2007.

6 comentários:

MARIANA NASCIMENTO disse...

Quem chega a esta cidade, se apaixona, ou como dizem quem bebe do Buriti, jamais quer ir embora, e cabe a todos os filhos desta terra e ao que aqui se estabeleceram, mudar este quadro de abandono e degradação, estamos no caminho, esperamos que a cada dia este exercito aumente mais.
Que as nossas crianças na escola realmente aprendam,que a merenda não seja desviada, que os poços de abastecimento realmente abasteçam a população, que o nosso hospital tenha a mínima condição de atender os pacientes é o que esperamos para a nossa amada terra

Anônimo disse...

cabiribada mais vcs gostam de sofrer, pois vai ser taca novamente, eu só peço que depois da apuração dos votos vcs fiquem na praça, pra olhar a carreata da vitoria desfilar novamente por mais quatro anos!
kkkkkkkkkkk
sds...

28 de Dezembro de 2007 09:22

Anônimo disse...

Pau de lata. Você é mesmo um triste. Tenha por certo uma verdade: defender a continuidade desta administração é expor-se como o último idiota remanescente nesta cidade. Nós já evoluimos vc continua a rastejar. Seu triste vamos orar por você.

Anônimo disse...

este movimento de vcs não ganha nem pra sindico de condominio, imagina para prefeito de uma terra tão boa como São Bernardo (vcs venderiam ate a prefeitura em menos de 6 meses!)
em time que esta ganhando não se muda o prefeito.
kkkkkk....
tudo se faz com amor!

Anônimo disse...

esse blog é uma merda! assim com vc KKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Povo de São Bernardo, sejam inteligentes, pensem bem, pois este continuismo somente atrasa esta belissima cidade, vcs tem na mão uma esperança, idéias novas, vontade de trabalhar, deem esta oportunidade para o futuro do município, acabem de vez com esta oligarquia, vamos varrer de São Bernardo este governo maquiável, retrogrado, vamos provar p/ estes parasitas que ora estão no poder que São Bernardo não é "Curral Eleitoral", conto com todos os eleitores desta cidade.
VIANA