quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

CORRUPÇÃO - Tribunal de Justiça acolhe denúncia contra o Prefeito Coriolano Almeida

O prefeito de São Bernardo, Coriolano Coêlho de Almeida, foi denunciado ontem (09/01/2008) pelo Tribunal de Justiça do Maranhão por ter suas contas referentes ao exercício de 1996 desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Veja abaixo na íntegra a matéria completa do Jornal O Estado do Maranhão, página 3, Caderno de Política, de 10 de janeiro de 2007.

Corrupção

Tribunal acolhe denúncia contra três prefeitos

Ação atinge gestores acusados de desvios

Os desembargadores acolheram ontem, em reunião do pleno do Tribunal de Justiça (TJ), denúncia contra três prefeitos maranhenses, que serão processados em ação penal. Foram denunciados os prefeitos Valdilson Fernandes Dias, do município de Gonçalves Dias; Luís Osmani, de Lago da Pedra, e Coriolano Coelho de Almeida, de São Bernardo. Na pauta, havia 10 processos contra gestores municipais.

Na primeira sessão presidida pelo desembargador Raimundo Cutrim, o plenário do TJ acatou, por maioria de votos, denúncia contra Valdilson Fernandes Dias, acusado pelo Ministério Público Estadual (MP) por descumprimento de ordem judicial. Além do prefeito, o ex-prefeito da cidade, Raimundo Cardoso, também responderá à mesma ação penal.

De acordo com a denúncia, os gestores não cumpriram determinação do TJ tomada em 2000, que obrigava a Prefeitura a incluir no orçamento municipal precatório no valor de R$ 16 mil para pagar o autor da execução judicial, Vicente Pereira de Carvalho.

“Como os denunciados não apresentaram qualquer justificativa para o descumprimento, há que ser recebida a denúncia para abertura da competente ação penal”, argumentou o desembargador Jamil Gedeon, que apresentou voto-vista sobre o processo. O pleno do TJ rejeitou a representação do MP para intervenção do Estado no município de Gonçalves Dias.

Também acusado pelo MP, o prefeito Luís Osmani responderá a ação de corrupção ativa. Segundo a denúncia, o prefeito e os secretários municipais Osimar Fonseca dos Santos e Kleber Ferreira teriam tentado subornar o vereador do município, Ananias Bezerra, com R$ 30 mil, para que este votasse, em 2004, pela aprovação das contas relativas ao exercício financeiro de 1996, época em que Osmani também era prefeito de Lago da Pedra.

O prefeito Coriolano Coelho de Almeida foi denunciado por ter suas contas referentes ao exercício de 1996 desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, também denunciado pelo MP, não será processado, visto que a denúncia contra ele não foi recebida pelo plenário do Tribunal. A decisão, por maioria, mantém consonância com o voto-vista apresentado pela desembargadora Nelma Sarney.

Clique aqui e veja mais informações no site do Tribunal de Justiça do Maranhão

Nivaldo Costa - Administrador e Webmaster do Blog São Bernardo Livre! Esperança Viva!

5 comentários:

Anônimo disse...

O fato de o Tribunal de Justiça do MA acolher denúncia, a fim de processar em AÇÃO PENAL, CORIOLANO COELHO DE ALMEIDA, atual Prefeito de São Bernardo, não há de nos trazer novidades. As contas em pauta são do Exercício/1996. As contas anteriores e, principalmente, as mais recentes ao serem analisadas pelo Tribunal de Contas-TCE, terão o mesmo desfecho: A DESAPROVAÇÃO com a consequente remessa ao TJ/MA, para as Ações Penais. Esses Tribunais irão encontrar o mesmo Autor e/ou Mentor: CORIOLANO, pois como sabemos foi o principal beneficiado com os desvios de Verbas Públicas deste Município. Podemos, entretanto, depreender verdades. A primeira, nossos Tribunais são mesmo lentos, mas ao estarem tratanto de Contas relativas ao Exercício/96,ainda; revelam-se, na família dos jabutis, entre as espécies mais lentas. A segunda, a Gestão Pública, deste Município, é mesmo ruim e está desviando, como confirma nossos Tribunais, as Verbas Públicas, quase Três Milhões por mês,deixando milhares de pessoas à deriva: Sem acesso á Saúde; sem Educação de Qualidade; sem Segurança Pública; Sem Geração de Produção e Renda, enfim, sem os Serviços Públicos consagrados Constitucionalmente ao POVO. Querem uma dica? Dou duas: MUDANÇA, e MUDANÇA no outubro vindouro.

Anônimo disse...

Esta manchete não é novidades para os bernardenses e habitantes da cidade mais atentos e que torcem para que um dia a liberdade nela reine, só não veem os apaixonados pela gestão onde tudo se "FAZ COM A AMOR" que colocam vendas em seus olhos para não adimitirem que as crianças da cidade estão sem a merenda escolar, que o hospital esta sem os minimos aparelhos para o atendimento, ate agulha para aplicação de uma simples injeção falta, que as comunidades clamamam por agua, só esperamos que desta vez a justiça se faça, que baixem em São Bernardo, as operações RAPINAS, RAPOSAS CAMALEÃO ou qualquer bicho que seja esperto e ligeiro bastante para fazer com que a justiça desta vez se faça.

Anônimo disse...

Contas regeitadas, nào sào novidades, sera novidade o dia que os vereadores de situacào se posicionarem como legitimos defensores do povo desta terra, pois os mesmos, sabendo das inregularidades, cometidas pelo atual mandatarios, assinam em baixo de tudo que o todo poderoso faz, mesmo sabendo que a qualquer momento podem esta sendo chamados a responder criminalmente, por seus atos, mais parece que a justica esta sendo feita, talvez assim o povo de Sào Bernardo saiba de uma vez por todas quem é o homem que ocupa a cadeira de prefeito e só esperamos que a justica no Maranhào desta vez aconteca e que vejamos passar do chico da preta, nào fique nas porteiras do suposto poder.

Anônimo disse...

Gente!!!, kd os puxa-saco do Sr. Coriolano que não os defende dessa acusação de desvio do nosso dinheiro, isso mesmo, é nosso, é publico, e o cara tá nos roubando. Cambada de pedintes de esmolas da prefeitura (recebem metade do salário mínimo e assinam como se recebessem todo)defendam seu chefe corrupto, ou vcs só sabem escrever palhaçadas. Peço que esse blog continue a acompanhar esse processo até a condenação final desse corrupto, pois essa cambada de pau de lata puxa saco queiram ou não esse país tá mudando e o lugar de corrupto vai ser na cadeia.

Anônimo disse...

vc tem razão quando não se faz nada a melhor defesa é o ataque....
me prove o contrario é me digam o que júnior esperança fez com o dinheiro que recebeu dos deputados será que ele repartiu com vc Mariana.?