quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

CONFRATERNIZAÇÃO DO MOVIMENTO SÃO BERNARDO LIVRE ESPERANÇA VIVA.

O Movimento São Bernardo Livre. Esperança Viva! promoveu no dia 22 de dezembro de 2007 festa de confraternização da oposição de São Bernardo. Fizeram-se presentes autoridades como os parlamentares Vereadores Gilvan-PT; Genezio Jr-PV, vários Pré-candidatos às eleições/2008: Bernardo Filho; Júnior Esperança, entre tantos outros, ficando evidente a força política e a qualidade do movimento de oposição. A palavra de ordem foi e será LIBERDADE ! para o povo bernardense. Todos apóiam. A presença de jovens , senhores, senhoras, deu o tom da festa, ficando claro a todos o desejo de mudança entre os bernardenses. A verdade é que o caos administrativo instalado em São Bernardo nas últimas décadas não pode continuar e MUDANÇA é o remédio.











sábado, 22 de dezembro de 2007

PT DE SÃO BERNARDO TEM NOVO PRESIDENTE

O Diretório Municipal do PT - Partido dos Trabalhadores em São Bernardo tem novo Presidente. Mais da metade dos filiados do partido, cerca de 68 na sua totalidade votaram nos dois turnos do Processo Eleitoral Direto –PED no mês de Dezembro, que decidiu os novos presidentes que irão comandar o partido nos próximos dois anos a nível nacional, estadual e municipal.

No primeiro turno pouco mais de 26 filiados votaram atingindo o quorum mínimo exigido para legalidade do processo. Foi eleito por maioria de votos o companheiro Bereu para presidir o partido a nível municipal para o novo biênio 2008/2010, candidato de consenso entre as correntes internas do partido, Bereu terá a missão de organizar o partido para as eleições do ano que vem.

No segundo turno da eleição ocorrida dia 16 do corrente os filiados compareceram em número maior, desta vez para votar apenas para presidente nacional e estadual, em disputa Ricardo Berzoini da corrente Articulação e candidato do Lula e Jilmar Tatto que reuniu em torno de seu nome as várias outras correntes que fazem oposição a Articulação. No plano estadual a disputa era muito mais acirrada entre o atual presidente do partido Domingos Dutra e o ex-presidente Washington Luis, este último sendo o mais votado no primeiro turno aqui em São Bernardo e representado pelo companheiro Jowberth irmão de Júnior Esperança. O resultado da votação no segundo turno foi surpreendentemente diferente da do primeiro dando desta vez por maioria Dutra e Jilmar Tatto com 23 respectivamente a 09 de Washington e Berzoini, a explicação foi a que o Vereador Gilvan que se absteve do processo no primeiro turno se empenhara neste segundo dando uma resposta àqueles que duvidavam de sua liderança.

O atual presidente que deixa o cargo este mês disse que o próximo presidente do partido terá a missão de garantir a vice-candidatura a prefeito na chapa possivelmente encabeçada pelo Partido Verde 43 que trará de volta a mesma dupla que disputou as eleições passadas Junior Esperança e Bernardo Filho, e aumentar as cadeiras na Câmara Municipal, hoje com apenas uma cadeira representada pelo Vereador Gilvan.

Disse ainda que o processo foi muito importante para fortalecer a democracia nas bases internas do partido em São Bernardo; - pela primeira vez o partido teve uma polarização em torno de dois candidatos o que faz bem para o exercício pleno da democracia, visto que essa é uma bandeira defendida pela militância;

- Tenho a plena certeza que deixo o partido em um de seus melhores momentos, os debates foram fortalecidos através do primeiro congresso realizado ainda no primeiro semestre deste ano e de vários outros momentos como quando trouxemos o Professor Doutor na UFMA José Henrique que fez uma palestra para os militantes e filiados e outras reuniões internas com o Diretório e a Executiva;

- Desejo sinceramente que o novo presidente continue a fortalecer a democracia interna e que o partido possa ampliar suas bases. Disse o presidente.

Joelsy Costa

OLHAR DE VISITANTE

São Bernardo é uma cidade pacata do interior do Estado do Maranhão. Perto dos famosos Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, a 380 Km da capital.

À primeira vista parece uma cidade tranqüila, com povo simples e caloroso. Ai de você se não aceitar fazer uma visita ou chegar atrasado para um convite de almoço... Café com leite e bolo de goma faz parte do café da manhã.

Faz bastante calor e a safra agrícola mudou de época por causa da mudança do regime de chuvas...Talvez culpa do tão falado aquecimento global. Mas o melhor é passar o fim da tarde sentado na porta de casa conversando e sentindo a brisa da noite que chega.

No entanto, se usarmos uma lente de aumento vamos perceber que o povo dessa cidade é bastante sofrido e passa por grandes dificuldades. Culpa de uma história de anos de abandono e falta de oportunidade. Se fizéssemos uma lista dos problemas enfrentados, não caberia neste texto... Contam as pessoas daqui que um aluno de 6° série escreve um bilhete com todas as palavras erradas, que a mesma professora dá aulas de português, química e física, que existe poço, mas não existe cano, que tem poço, cano, mas não tem água, que se paga iluminação pública, mas ela não existe em todos os lugares, que a prefeitura não tem carro, que o hospital municipal tem armários e maca enferrujados na sala de emergência, que tem escola com curral do lado, de taipa, a ponto de cair as paredes, que a única rádio da cidade é a do Prefeito, que se falar do Prefeito perde o emprego, que se atirar pedra nele morre, que quase não existe produção numa cidade onde boa parte da população mora na zona rural...

O que se aprende aqui é que o povo de São Bernardo é sobrevivente de uma trajetória marcada por 36 anos de administração municipal embasada na falta de assistência ao povo bernardense. O que se aprende é que esse povo precisa mudar de atitude, precisa dizer o que quer e seu sofrimento, precisa deixar de se calar, de ter medo, precisa ir a luta, precisa se tornar LIVRE e de manter a ESPERANÇA VIVA! Precisa escrever a sua própria história...

Mariana Rodrigues dos Santos é Engenheira Agrônoma do INCRA-AM

São Bernardo, 25 de outubro de 2007.

INFLUÊNCIA E COMPROMISSO

O quadro político do Estado do Maranhão está sendo renovado a cada ano. Flavio Dino hoje é um dos mais respeitado e influente político no cenário Estadual e Nacional. O Município de São Bernardo segue esta tendência de renovação e modernidade tudo que se tinha de arcaico e atrasado está sendo repensado e aprimorado com uma nova forma de fazer política.

Esta forma de se trabalhar a política vem sendo liderada por um grupo jovem e ao mesmo tempo experiente no que se diz respeito à forma de política democrática e participativa. A frente deste grupo estão Junior Esperança e Bernardo Filho, lideranças reconhecidas por políticos da região e o que é mais importante pelo o povo de São Bernardo.

LIDERANÇAS POLITICAS DO ESTADO APOIAM O MOVIMENTO SÃO BERNADO LIVRE.




Hoje a oposição de São Bernardo continua cada vez mais forte e a esperança a cada dia mais viva as adesões e os apoios também se intensificam.

O que nos leva a constatar isso são as declarações de apoio e as visitas de deputados federais e estaduais feitas ao município e a base da oposição (CHACARA ESPERANÇA) que este ano fora bem freqüentado pelo Deputado Federal Flavio Dino/PC do B e pelo Deputado Estadual Marcos Caldas/PT do B e que ambos se solidarizaram e reafirmaram seu compromisso com a luta de oposição em São Bernardo.

Em visita ambos os Deputados em seus discursos declaram apoio a pré-candidatura a Prefeito de São Bernardo de Junior Esperança e Bernardo Filho que mais uma vez repetem a dobradinha vitoriosas da ultima eleição.

Flavio Dino em seu Discurso declara com todas as letras que em 2008 uma nova história está se apontando para o nosso Município, em que o povo quer mudança e o apoio está certo.

Marcos Caldas assim como Flavio Dino reafirmaram o seu apoio a pré-candidatura de Junior e Bernardo Filho e que se depender de seus apoios os anos de atraso politico de São Bernardo chegará ao fim no ano de 2008.

Portando estamos convictos de que o caminho para a vitória do povo de São Bernardo está sendo trilhado e embasado por políticos sérios e por pessoas comprometidas com um ideal de luta e de transformação.

Estamos prontos, o exercito está montado, só falta você! não fique de fora desse projeto político voltado para os interesses da população e do bem comum.



LANÇAMENTO DO “MOVIMENTO SÃO BERNARDO LIVRE! ESPERANÇA VIVA!”

No dia 23 de setembro de 2007 as 18:00hs no Bernardance Clube em São Bernardo - ma foi lançado e formalizado o movimento político de oposição, intitulado de: “MOVIMENTO SÃO BERNARDO LIVRE! ESPERANÇA VIVA!”. Na ocasião se fizeram presentes varias lideranças das mais variadas categorias da sociedade civil organizada e políticos comprometidos com a cidade de São Bernardo.


Leia abaixo na íntegra a Carta Manifesto do Movimento:

Ao longo de 35 anos a política dominante de São Bernardo, caminha a passos lentos e por caminhos obscuros, direcionados claramente com o objetivo de privilegiar e alimentar o egoísmo de um grupo, ou melhor, de uma única família.

Percebe-se que o modelo político vivido por todo esse período, alimenta-se basicamente da submissão, ignorância, dependência, perseguição e, principalmente, da miséria do povo. Por conta dessa política todos nós somos excluídos da mais básica necessidade de promoção de cidadania e dignidade que nossa constituição garante.

A educação, assim como, saúde, moradia, lazer, valorização cultural, esporte, segurança publica, acesso a produção e renda, entre outros aspectos do bem-estar social comum são deveres a serem garantidos pelo Estado e como bens de natureza pública devem ser acessíveis a todos e não simplesmente voltados, como no nosso município, para atenderem a interesses particulares da família do Gestor Público.

Somos todos reféns. Quem é aliado a esse sistema político dominante apesar do medo de romper, os motivos são vários: favorecimento imediato (saco de cimento, remédios, migalhas e etc.) ou no caso extremo um emprego sem qualquer garantia e um salário de miséria, demonstra descontentamento. Quem faz oposição a esse mesmo sistema tem deixado evidente ao longo desse período (04 décadas) suas acertadas convicções, pois não perdeu de vista o sonho de ver o bem publico ser administrado com responsabilidade e voltado para seu verdadeiro fim – o beneficio de todos.

Analisando ambos os lados, aliados e não aliados, é perceptível o desejo de um “SÃO BERNARDO LIVRE!” para trilhar novos caminhos e construir uma nova historia.

Vivemos um novo tempo! Onde os cidadãos estão despertando para seus direitos! Isso aliada a luta incansável de quem milita contra esse sistema político dominante deixa-nos a cada instante mais fortes e convictos dos ideais que tanto defendemos e lutamos. O caminho de mudança estar aberto e precisamos concluí-lo agora, não há porque esperar mais, perdemos o ontem e não poderemos deixar-nos escapar a oportunidade de construir o hoje e o amanhã. E é no sentido de concretizarmos Novo Tempo que haveremos de manter a luta cotidiana e a chama da “ESPERANÇA VIVA!”.